Setembro:
Dia 25 (Aula 1) – Apresentação da proposta do curso
a) Apresentação da
professora;
b) Apresentação dos
alunos e dos seus projetos;
c) Apresentação e
discussão do programa de curso;
d) Apresentação do curso
e organização dos seminários.
Outubro:
Dia 02 (Aula 2) – Historiografia da educação brasileira: constituição histórica do
campo e sua configuração atual
a) A constituição histórica do campo
VIDAL, Diana G.; FARIA FILHO, Luciano M. História da
educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Revista Brasileira de História, v. 23,
n. 45, 2003, p. 37-70. http://www.scielo.br/pdf/rbh/v23n45/16520.pdf
Bibliografia complementar:
WARDE, Mirian. “Contribuição da História para a
Educação”. Em aberto, ano IX, n. 47,
jul./set. 1990, p. 3-11.
http://www.emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/735/655
CARVALHO, Marta M. C. A configuração da historiografia
educacional brasileira. In: FREITAS, Marcos Cezar (org.). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto;
Bragança Paulista: EDUSF, 1998, p. 329-353.
KUHLMANN JR., Moysés. Raízes da historiografia
educacional brasileira (1881-1922). Cadernos
de Pesquisa, n. 106, mar. 1999, p. 159-172.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741999000100008&lng=en
WARDE, Mirian J.; CARVALHO, Marta M. C. Política e
cultura na produção da história da educação no Brasil. Contemporaneidade e educação, ano V, n. 7, 1º sem. 2000, p. 9-33.
b)
Tendências
atuais
CATANI, Denice B.; FARIA FILHO, Luciano M. Um
lugar de produção e a produção de um lugar: a história e a historiografia
divulgadas no GT História da Educação da ANPEd (1985-2000). In: GONDRA, José
Gonçalves (Org.) Pesquisa em História da Educação no Brasil. Rio de Janeiro:
DP&A, 2005, p. 85-112.
BICCAS, Maurilane S.; GALVÃO, Ana Maria de O;
GONDRA, José Gonçalves; ZERBINATTI, Dislane de M. A produção da história da educação na Revista
Brasileira de História da Educação
(2001-2007). v. 8, n. 1 [16]
(2008).
http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/search/authors/view?firstName=Maurilane%20de%20Souza&middleName=&lastName=Biccas&affiliation=Universidade%20de%20São%20Paulo&country=
Bibliografia complementar:
FARIA FILHO, Luciano M.; VIDAL, Diana G. História da
educação no Brasil: a constituição histórica do campo e sua configuração atual.
Educação em Foco, Juiz de Fora, v.
17, n. 2, 2003, p. 28-47.
SAVIANI, Dermeval. História
e historiografia da escola pública no Brasil: um olhar a partir da história das
idéias pedagógicas. Conferência de abertura do VI Seminário HISTEBDR,
Aracajú, mimeo, 2003, 8p.
WARDE, Mirian J. Historiografia da educação
brasileira: mapa conceitual e metodológico (dos anos 1970 aos anos 1990). Revista do Mestrado em Educação, UFS, v.
6, fev./jun. 2003, p. 45-50.
Dia 09 (Aula 3) – A escrita da história da educação: objetos, fontes e arquivos (Seminário de Texto 1 – Felipe e Márcio )
CERTEAU, M. A operação historiográfica. In: _____. A escrita da história. Rio de Janeiro:
Forense Universitária, 1982, p. 65-119.
VIDAL, Diana G. Michel de Certeau e a difícil arte de
fazer história das práticas. In: FARIA FILHO, Luciano M. (org.). Pensadores sociais e história da educação.
Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 257-284.
Bibliografia complementar:
LE GOFF, Jacques. História [O oficio do historiador; A
história hoje]. In: _____ . História e
memória. Lisboa: Edições 70, 2000, p. 100-140.
CHARTIER, Roger; LE
GOFF, Jacques; REVEL, Jacques. A História Nova. 5ª. edição – São
Paulo: Martins Fontes, 2005, p.17-84.
Dia 16 (Aula 4) – Fontes impressas: questões teóricas e metodológicas
a) Procedimentos metodológicos na análise de documento textual, Legislação. (Seminário de Texto 2 – José
Carlos e Léa)
THOMPSON, E. P. Costumes
em Comum: Estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998,
p.86-149.
FARIA FILHO, Luciano M. Fazer história da educação com
E. P. Thompson: trajetórias de um aprendizado. In: _____. (org.). Pensadores sociais e história da educação.
Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 239-256.
Bibliografia
complementar:
FARIA FILHO, Luciano M. A legislação escolar como
fonte para a história da educação: uma tentativa de interpretação. In: _____.
(org.). Educação, modernidade e
civilização. Belo Horizonte: Autêntica, 1998, p. 89-125.
SCHUELLER, Alessandra F. Martinez; CORD, Marcelo Mac.
História social e história da educação: contribuições de Edward Thompson. In.:
MESQUITA, Ilka Miglio; VALLE, Ione Ribeiro; CARVALHO, Rosana Areal; FARIA
FILHO, Luciano Mendes. Nas dobras de
Clio: história social e história da educação. Belo Horizonte: Mazza Edições,
2014, pg -53-83.
Dia 23: (Aula 5) – Fontes impressas: questões teóricas e metodológicas. (Seminário de Texto 3 – Keisiane e Alexandra )
a) fontes impressas como fonte e objeto
de pesquisa
BICCAS, Maurilane. Roger Chartier: contribuições para
a história da educação. In:.LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano
Mendes (Orgs.). Pensadores sociais e a história da educação II. Belo Horizonte:
Autêntica Editora, 2012, p. 269-296.
CHARTIER, Roger. Do livro à leitura. In: CHARTIER,
Roger (org). Práticas da leitura. São
Paulo: Estação Liberdade, 1996, p. 77-105.
CHARTIER, Roger. A
ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos
XIV e XVIII. Brasília: UNB, 1999, p.7-31.
Bibliografia Complementar:
GALVÃO,
Ana Maria. O. Cordel leitores e ouvintes [O leitor/ouvinte nas
páginas dos folhetos: um estudo do impresso]. Belo Horizonte:
Autêntica, 2001, p. 1-59.
GALVÃO,
Ana Maria. História” oral e processos de inserção na cultura escrita.
Revista Educação em Questão, Natal, v. 25, n. 11, p.
206-223, jan./abr. 2006.
https://www.academia.edu/4649289/Historia_oral_e_processos_de_insercao_na_cultura_escrita
Dia 30 (Aula 6) – Fontes impressas: questões teóricas e
metodológicas (Revistas, Jornais) Maurilane
Análise das fontes impressas na sua
materialidade. Apresentação da pesquis: “O impresso pedagógico como estratégia de formação e de conformação
do campo pedagógico em Minas Gerais: Revista do Ensino 1925-1940”, pela Profa. Maurilane de Souza Biccas.
BICCAS, Maurilane de. O impresso como estratégia de formação – Revista do Ensino de Minas
Gerais (1925-1940). Belo Horizonte, MG: Argvmentvm, 2008, p. 15-31; 95-116.
Bibliografia complementar:
BICCAS, Maurilane de S. Impresso pedagógico como
objeto e fonte para a História da Educação em Minas Gerais: Revista do Ensino (1925-1940).
In.: MORAIS, Christiani; PORTES, Écio; ARRUDA, Maria Aparecida. História da Educação: ensino e pesquisa.
Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p.71-106.
Bibliografia
Complementar
CATANI, Denice B.; SOUZA, Cynthia P. A geração de
instrumentos de pesquisa em história da educação: estudos sobre revistas de
ensino. In: VIDAL, Diana G.; HILSDORF, Maria Lúcia S. (orgs.). Brasil 500 Anos:
tópicas em história da educação. São Paulo: Editora da Universidade de São
Paulo, 2001, p. 241-254.
CARVALHO, Marta M. C. Uso do impresso nas estratégias
católicas de conformação do campo doutrinário da pedagogia (1931-1935). Cadernos ANPEd, n. 7, dez. 1994, p.
41-60.
VIEIRA, Carlos Eduardo. Jornal Diário como fonte e
como tema de pesquisa em história da educação: um estudo da relação da
imprensa, intelectuais e modernidade nos anos de 1920. In.: OLIVEIRA, Marcus
Aurélio Taborda. Cinco estudos em
história e historiografia da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007,
p.11-40.
ZICMAN, Renée Barata. Historia através da imprensa: algumas considerações metodológica.
http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/12410/8995
Novembro
Dia 06 (Aula 7) – Fontes impressas: questões teóricas e metodológicas (Seminário de Texto 4 – Roberta e Aroldo )
a)
Alguns
procedimentos metodológicos na análise dos documentos impressos: os livros
didáticos
CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições
didáticas: sobre o estado da arte. Educação
e Pesquisa, v. 30, n. 3, set./dez. 2004, p. 549-566. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022004000300012&script=sci_arttext
CHOPPIN, Alain. O historiador e o livro escolar. História da Educação, n. 11, abr. 2002,
p. 5-24.
BITTENCOURT, Circe M. F. Autores e editores de
compêndios e livros de leitura (1810-1910). Educação
e Pesquisa, v. 30, n. 3, set./dez. 2004, p. 476-491.
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. O conceito do livro
didático. In: Batista, Antônio Augusto Gomes; GALV˜AO, Ana Maria De
Oliveira. Livros Escolares de leitura no Brasil: elementos para uma história.
Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009, p. 41-74.Para Uma História
Bibliografia complementar:
MACIEL, Francisca I. P.; FRADE, Isabel C. S. Cartilhas
de alfabetização e nacionalismo. In.: PERES, Eliane; TAMBARA, Elomar (orgs.). Livros escolares e ensino da leitura e da
escrita no Brasil (séculos XIX-XX). Pelotas: Seiva, 2003, p. 27-51.
Dia 13 (Aula 8) – Fontes impressas:
questões teóricas e metodológicas (Seminário de Texto 5 –
Amanda e Alairton)
a) As imagens como fontes para a
história da educação: questões teóricas e procedimentos metodológicos
DUBOIS, Philippe. O
ato fotográfico. Campinas: Papirus, 1993, p. 23-56.
KOSSOY, Boris. Realidades
e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000, p.
25-60; p. 127-142.
KOSSOY, Boris. Fotografia
& História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001, p.35-50.
KOSSOY,
Boris. Os Tempos da Fotografia – entender a história da imagem para entender a
nossa história. Cotia: Ateliê Editorial, 2007. 176 p.
Bibliografia complementar:
BURKE, Peter. Testemunha
ocular: história e imagem [Fotografias e imagens; Cultura material através
de imagens; A história cultural das imagens]. Bauru, SP: EDUSC, 2004, p. 25-41;
p. 99-125; p. 225-238.
ABDALA, Raquel Duarte.
Fotografias escolares: práticas do olhar e representações sociais nos álbuns
fotográficos da Escola Caetano de Campos (1895-1966). Tese de doutorado.
Faculdade de Educação, USP, 2013.
SOUZA, Rosa Fátima.
Fotografias escolares: a leitura de imagens na história da escola primária. Educar, Curitiba, n.18, p. 75-101. 2001.
Editora da UFPR.
Dia 20 (Aula 9) – Fontes de cultura material: questões teóricas e metodológicas (Seminário de Texto 6 – Denise e Arthur )
a) A cultura material como fonte para a
história da educação: questões teóricas e procedimentos metodológicos
VIDAL, Diana. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática
escolares. Currículo sem fronteiras,
volume 9, número 1, jan.jun., 2009 (http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss1articles/2-vidal.htm).
SOUZA, Rosa Fátima. Templos
de civilização: a implantação da escola primária graduada no estado de São
Paulo (1890-1910). São Paulo: Ed. UNESP, 1998, p. 157-240
Bibliografia complementar:
SOUZA, Rosa Fátima. (Org.)
Dossiê: A Cultura material na história da educação: possibilidades de pesquisa.
RBHE, n. 14 – maio-agosto, 2007, p. 11-95.
BARRA, Valdenisa Maria
Lopes. Possíveis relações entre aspectos materiais (espaço, mobiliário e
utensílios), modos de organização da escola e intervenções de ensino. RBHE, n.
14 – maio-agosto, 2007, p. 15-36.
SOUZA, Gizele de. Cultura
escolar material na história da instrução pública primária no Paraná: notações
de uma trajetória de pesquisa. RBHE, n. 14 – maio-agosto, 2007, p. 37.
68.
FISCARELLE, Rosilene de
Oliveria e SOUZA, Rosa Fátima. Símbolos da excelência escolar: história e
memória da escola pública inscrita nos troféus. RBHE, n. 14 –
maio-agosto, 2007, p.68-95.
ALCANTARA, Wiara Rosa Rios.
Por uma história econômica da escola: a carteira escolar como vetor de relações
(São Paulo, 1874-1914). Tese de doutorado. Faculdade de Educação, Universidade
de São Paulo. 2014.
Dia 27 (Aula 10) – História Oral: Questões teóricas e metodológicas. (Seminário de Texto 7 – Amanda e Aline)
FERREIRA, Marieta de Moraes. Desafios e dilemas da
história oral nos anos 90: o caso do Brasil. História oral, nr. 1, 1998, p. 19-30.
VIDAL, Diana G. De Heródoto ao gravador: histórias da
história oral. Resgate, Campinas (1): 77-82, jun.1990.
http://www.cmu.unicamp.br/seer/index.php/resgate/article/view/7/13
a) Construção e transcrição das
entrevistas:
ALBERTI, Verena. História
oral. A experiência do CPDOC. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas,
1990, p.11-23.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de história oral. São Paulo: Edições Loyola, 1996, p. 51-61.
THOMPSON, Paul. A
voz do passado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992, cap. 3.
FREITAS, Sonia Maria. História Oral: possibilidades e procedimentos. São Paulo:
Associação Editorial Humanitas, 2006.
Dia 04 (Aula 11) – História Oral: Questões teóricas e metodológicas.
c) Os sujeitos da história oral: (Seminário de Texto 8 – Patrícia
e Lidiane)
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA,
Marieta de Moraes e AMADO, Janaína (org). Usos
e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996,
p. 183-192.
http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/1185/mod_resource/content/1/Bourdieu%20-%20A%20Ilus%C3%A3o%20Bibliogr%C3%A1fica.pdf
PORTELLI, Alessandro. O que faz a história oral diferente. Projeto história, nr. 14, fev.
1997, p. 25-39.
http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/11233/8240
Dia 11 (Aula 12) – Seminário de Pesquisa
Serão apresentados e discutidos os projetos dos
alunos. Orientação para elaboração do trabalho final do curso.
Ps. Estaremos fazendo a discussão dos projetos também
ao final de cada aula durante o semestre.
Avaliação:
Seminários de texto (7) e trabalho final, articulando
investigação individual e reflexões do curso.
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