terça-feira, 12 de agosto de 2025

Programa do Curso

 

  • Discutir a escrita da história da educação no Brasil, analisando as tendências históricas e atuais do campo.
  • Refletir sobre fontes orais, impressas e digitais, interrogando-se a respeito de seus aspectos teórico-metodológicos específicos.
  • Abordar a importância dos arquivos históricos, escolares e plataformas digitais para guarda, produção e socialização de acervos documentais.

É fundamental que os alunos possam compreender que a história é uma construção e não um reflexo, ou consequências de acontecimentos, o historiador, no seu ofício, utiliza-se de fontes que se constituem em meios para a construção do fato histórico. As fontes devem ser problematizadas e analisadas a partir do seu objeto de pesquisa e do inventário de questões e perguntas que os alunos buscam responder ao final da investigação. Neste sentido, o curso visa oferecer subsídios teóricos e metodológicos aos alunos da área de História da Educação e Historiografia no desenvolvimento de suas pesquisas de mestrado e doutorado.

O curso se propõe a discutir a história da educação no Brasil, privilegiando a análise das tendências históricas e atuais do campo que vem sendo construído a partir dos Séculos XIX, XX e XXI. Visa ainda refletir sobre as fontes impressas, orais e digitais, problematizando as condições de produção a partir do contexto histórico e historiográfico. Por último, será abordado a importância dos arquivos históricos no campo da educação para guarda, produção e socialização de acervos documentais, materiais, imateriais e digitais. I) Historiografia da Educação Brasileira: a) Dar a conhecer a constituição histórica do campo e b) Perscrutar as tendências e perspectivas atuais da Historiografia Educacional Brasileira. II) Fontes Orais: a) Compreender os aspectos metodológicos do uso da História Oral para produção documental: o uso de equipamentos e a postura do investigador; b) Abordar questões teóricas sobre a construção do documento oral, atentando para os desafios da relação entre oralidade e escrita e da dupla subjetividade da fonte oral; c) Discorrer sobre os problemas da incorporação do documento oral para a escrita histórica em educação. III) Fontes Impressas: a) Analisar do ponto de vista teórico-metodológico como as fontes impressas podem se constituir em fontes e objetos de pesquisa; b) Analisar as fontes impressas na sua materialidade em uma dupla dimensão, enfocando o discurso produzido a partir dos sentidos e deslocamentos provocados pelo ato da leitura, no qual a forma do impresso e a forma que o texto nele assume exercem uma função; c) Serão abordados alguns procedimentos metodológicos na análise dos documentos impressos, tais como:
  • textos oficiais (legislações, programas, propostas curriculares e etc.); 
  • imprensa pedagógica (revistas periódicas, livros didáticos e etc.); atentando para a intersecção texto e imagem (gravuras, ilustrações e fotos).
IV Fontes Digitais
a)Analisar do ponto de vista teórico-metodológico como as fontes digitais podem se constituir em fontes e objetos de pesquisa; b) Analisar as fontes digitais na sua materialidade em uma dupla dimensão, enfocando o discurso produzido a partir dos sentidos e deslocamentos provocados pelo ato da leitura. V) Arquivos Escolares: a) Discutir a importância da preservação dos documentos escolares;
livros didáticos e etc.); atentando para a intersecção texto e imagem (gravuras, ilustrações e fotos).

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