Discutir a escrita da história da educação no Brasil, analisando as tendências históricas e atuais do campo.
Refletir sobre fontes orais, impressas e digitais, interrogando-se a respeito de seus
aspectos teórico-metodológicos específicos.
Abordar a importância dos arquivos históricos, escolares e plataformas digitais para guarda, produção e socialização de acervos documentais.
É fundamental que os alunos possam compreender que a história é uma construção e não um reflexo, ou consequências de acontecimentos, o historiador, no seu ofício, utiliza-se de fontes que se constituem em meios para a construção do fato histórico.
As fontes devem ser problematizadas e analisadas a partir do seu objeto de pesquisa e do inventário de questões e perguntas que os alunos buscam responder ao final
da investigação.
Neste sentido, o curso visa oferecer subsídios teóricos e metodológicos aos alunos da
área de História da Educação e Historiografia no desenvolvimento de suas pesquisas de mestrado e doutorado.
O curso se propõe a discutir a história da educação no Brasil, privilegiando a análise das tendências históricas e atuais do campo que vem sendo construído a partir dos Séculos XIX, XX e XXI. Visa ainda refletir sobre as fontes impressas, orais e digitais, problematizando as condições de produção a partir do contexto histórico e historiográfico. Por último, será abordado a importância dos arquivos históricos no
campo da educação para guarda, produção e socialização de acervos documentais, materiais, imateriais e digitais.
I) Historiografia da Educação Brasileira:
a) Dar a conhecer a constituição histórica do campo e
b) Perscrutar as tendências e perspectivas atuais da Historiografia Educacional Brasileira.
II) Fontes Orais:
a) Compreender os aspectos metodológicos do uso da História Oral para produção documental: o uso de equipamentos e a postura do investigador;
b) Abordar questões teóricas sobre a construção do documento oral, atentando para os desafios da relação entre oralidade e escrita e da dupla subjetividade da fonte oral;
c) Discorrer sobre os problemas da incorporação do documento oral para a escrita histórica em educação.
III) Fontes Impressas:
a) Analisar do ponto de vista teórico-metodológico como as fontes impressas podem se constituir em fontes e objetos de pesquisa;
b) Analisar as fontes impressas na sua materialidade em uma dupla dimensão, enfocando o discurso produzido a partir dos sentidos e deslocamentos provocados pelo ato da leitura, no qual a forma do impresso e a forma que o texto nele assume exercem uma função;
c) Serão abordados alguns procedimentos metodológicos na análise dos documentos impressos, tais como:
textos oficiais (legislações, programas, propostas curriculares e etc.);
imprensa pedagógica (revistas periódicas, livros didáticos e etc.); atentando para a intersecção texto e imagem (gravuras, ilustrações e fotos).
IV Fontes Digitais a)Analisar do ponto de vista teórico-metodológico como as fontes digitais podem se constituir em fontes e objetos de pesquisa;
b) Analisar as fontes digitais na sua materialidade em uma dupla dimensão, enfocando o discurso produzido a partir dos sentidos e deslocamentos provocados pelo ato da leitura.
V) Arquivos Escolares:
a) Discutir a importância da preservação dos documentos escolares; livros didáticos e etc.); atentando para a intersecção texto e imagem (gravuras, ilustrações e fotos).
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